sábado, 7 de fevereiro de 2009

Nativos Americanos se irritam com Lua Nova

O blog Box Wish postou uma matéria comentando sobre os nativos americanos estarem zangados por estarem contratando atores que não são nativos para os papéis dos próprios, tendo como alvo principal Taylor Lautner como Jacob Black.



Com um sucesso tão grande, Crepúsculo até que conseguiu evitar tanta controvérsia. Tem uma ameaça de ação judicial contra o parceiro promocional Hot Topic por vender um perfume com o tema de Crepúsculo, muito parecido com uma frangância de Nina Ricci, mas praticamente é só isso. O romance vampiro entre Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) tem até mesmo recebido elogios das mais improváveis pessoas, como o Peolple for the Ethical Treatment of Animals (PETA), cuja divisão recentemente premiou o filme com o Libby Award por ser um filme amigável com os animais. Contudo, existe uma falha na paisagem de acordo com a Comunidade Nativa Americana quem disse estar brava com a forma que a franquia do filme está selecionando os papéis.

O site Portal Indígena, publicou um artigo intitulado: “Representação de personagens indígenas em Crepúsculo provoca nativos americanos” que contesta selecionar não-nativos-americanos nos papeis, como retratado nos populares livros de Stephenie Meyer. O argumento especificamente fala do papel de Jacob Black (Taylor Lautner) e seus amigos de La Push, todos membros da comunidade Quileute, e o site acredita que atores Indígenas estão sendo injustamente passados para trás por nomes mais estabelecidos que não são nativos americanos.

Há algumas imprecisões no artigo, como alegar que o papel de Nativo Americano de Leah Clearwater foi preenchido pela estrela de High School Musical, Vanessa Hudgens (esses rumores já foram negados), que o papel de Leah não está disponível na seleção de elenco já que Hudgens já ganhou o papel (a personagem Leah é meramente citada em New Moon e não é vista até o Terceiro livro, Eclipse) e que Solomon Trimble, que interpretava Sam Uley foi demitido do papel (ainda não se sabe se isso é verdade).

Pelos comentários feitos online, muitos parecem compartilhar o sentimento do artigo, confirmado o decepção que esta comunidade sente. Em contraste, outros argumentam que o papel se deve ao melhor ator, e a popularidade de Taylor Lautner não mostra sinais de diminuir, apesar do artigo alegar que ele só recentemente descobriu suas raizes Nativo Americanas.

A questão de etnia também tem uma conotação ampla para a franquia. Atores não-nativos sugerem um desvio dos livros? E se os filmes estão dispostos a sacrificar esses elementos, o que mais os fãs podem esperar que seja comprometido?

5 comentários:

  1. espero que não!os atores para nós são os personagens perfeitos!mais ninguem deveria ser mudado pois isso estragaria tudo!

    ResponderExcluir
  2. Cara o Taylor é perfect de todo jeito pow!!!
    Ele é lindo e sempre vai ser!!!
    Só isso que eu tenho a dizer mesmo...
    E que morra de inveja quem discordar!!!

    "* ♥

    Adorei seu bloguinho Bruna "*

    ResponderExcluir
  3. Salve a Grande Nação Siuox!

    ResponderExcluir
  4. ESSE JECOB É MUITO TALENTOSO,LINDO,PERFEITO NAO SÓ ELE COMO TODOS DA SAGA CREPUSCULO.NO COMEÇO NAO ACHAVA Q FOSSE SER TAO MARAVILHOSO COMO FOI,AFINAL NAO GOSTO MUITO DE FILMES DE FICÇAO!
    PARABÉNS A TODOS.

    ResponderExcluir