quarta-feira, 14 de julho de 2010

4 Razões para a fama

O filósofo e psicanalista Arthur Meucci fez uma analise em 4 razões sobre porque isso acontece:

1. O filme fala sobre a condição femininaImage and video  hosting by TinyPic

Arthur defende que o sucesso da história reside no plano psíquico. Para ele, Bella é uma mulher representante do Complexo de Cinderela. “Ela é totalmente dependente das figuras masculinas da trama: vai morar com o pai, exige reciprocidade total de Edward e se coloca em situações de perigo para ser salva pelo namorado”, completa. Como as mais clássicas princesas dos contos de fada e heroínas às quais as mulheres de todas as idades estão acostumadas.

2. O amor entre os protagonistas é platônico

Edward, bem, é um vampiro. Uma figura imaginária. “O Edward é alguém que não existe – na filosofia, essa relação corresponde à paixão platônica”, explica Arthur. “Por desejar um objeto que nunca será alcançado, este desejo jamais é saciado – ou seja, nunca termina”. E qual mulher, de qualquer idade, nunca sonhou com uma paixão inesgotável – mesmo que pelo próprio marido?

3. Edward é o “homem ideal” – ou melhor, “idealizado”

Ele é onisciente, imortal, sabe do que ela precisa – e, como se não bastasse, é jovem para sempre. “A relação entre Bella e Edward se baseia no princípio da fantasia”, diz Arthur. “Ele representa alguém que entende você e que não exige esforço algum no relacionamento. É o homem que cuida de tudo, de forma que a mulher não precise cuidar de si mesma”, completa. Mais um sonho de consumo, ainda que inconsciente, de muitas mulheres.

4. A trama, no fundo, representa uma fase pela qual todo mundo já passou (ou ainda passa)

Edward representa a fantasia, o prazer. Para Arthur, o saga trata da angústia de escolher entre se apaixonar por alguém fantástico, ideal, ou por alguém real, com defeitos e qualidade, como qualquer outro. “As mulheres vivem sempre essa questão: ‘fico com a fantasia ou com o mundo real?’”, explica. “Mulheres de todas idades podem resgatar ou passar por essa fase narcisista em relação ao amor, quando há o conflito entre relacionar-se com a fantasia ou com a realidade”.

P.S.: Bem feito para aqueles odiadores da Saga que foram no Debate MTV de ontem!


Fonte: IG


2 comentários:

  1. Oiiii Bruu!!
    Lembra de mim??? Faz tempo que você não entra no msn ein??? Saudades tuas :D
    Aproveitando um pouco do post sobre a fama do Twilight, você viu o video do Felipe Neto (Não faz sentido) no youtube ?? Eu fiquei boba.
    Depois dá uma olhada lá. Mereçe até um post de esporro pra ele ;)
    Ahh, eu estou criando um blog (mais um!!) mas dessa vez não tem nada a ver com Twilight! :)

    Beeeijos :*
    Vê se aparece no msn viu??

    ResponderExcluir
  2. ahah eu vi o video do Filipe Neto à uma semana por ai, está hilariante xD - Cada um com a sua opinião, mas realmente tem a sua piada (de um modo estranho)!

    relativamente a este post Bruna digo-te Twilight não tem idade ;)

    ResponderExcluir